O que é Diálise?

A diálise é um tratamento para insuficiência renal grave (doença renal terminal ou insuficiência renal crônica classe V).

Quando os rins não funcionam mais, efetivamente, produtos residuais e fluidos (líquidos) se acumulam no sangue. A partir desse momento, a diálise assume uma parte da função dos rins, que está em falência, para remover os fluidos e resíduos.

A diálise é necessária quando se perde aproximadamente 90% ou mais da função renal, o que pode acontecer rapidamente (insuficiência renal aguda) ou no decorrer de meses ou anos (doença renal crônica).

Qual o melhor tipo de Diálise?

Uma vez que a diálise se faz necessária, o paciente (juntamente com o médico) deve considerar as vantagens e desvantagens dos dois tipos de diálise:

A escolha entre hemodiálise e diálise peritoneal é influenciada por diversos fatores como: disponibilidade, conveniência, problemas médicos subjacentes, condição do lar e idade. A melhor maneira de fazer essa escolha é discutir os riscos e benefícios de cada tipo de diálise com o nefrologista que assiste o paciente.

Quando iniciar a Diálise?

O momento de iniciar a diálise está relacionado com a função renal (medida por exames de sangue e urina), estado de saúde geral, condição nutricional, sintomas, qualidade de vida, preferências pessoais e outros fatores que impactam na decisão de quando iniciar a diálise, sendo que ela deve começar antes da doença renal ter avançado ao ponto de ocorrer complicações com risco de vida.

A maioria dos pacientes não precisa começar a diálise até que surjam sintomas, sendo que não há um nível definitivo de função renal indicador de diálise em pacientes assintomáticos.

A maioria dos nefrologistas recomenda a diálise quando o nível da filtração glomerular ficar abaixo de 10 mL/min/1.73 m² (ou seja, quando ocorrer uma perda de cerca de 90% da função renal). Os pacientes com doença renal crônica e alguns com insuficiência renal aguda podem ter uma quantidade normal de urina, mas ela não elimina os produtos residuais do corpo.

Se os exames de sangue indicarem que os rins estão funcionando mal ou não estão funcionando, se houver valores críticos da bioquímica sanguínea como uma concentração muito alta de potássio ou se houver sintomas como confusão mental ou sangramento relacionado à doença renal, a diálise deve ser iniciada imediatamente.