Diálise Peritoneal

A diálise peritoneal é outro tipo de tratamento para a insuficiência renal, que acontece quando os rins param de funcionar quase completamente, não filtrando mais o sangue e nem removendo resíduos e excesso de sal e água.

Diálise Peritoneal

Esse modo de diálise utiliza o revestimento do abdômen ou da barriga (chamado de peritônio pelos profissionais da saúde) para filtrar o sangue dentro do corpo. Esse procedimento envolve introduzir um fluido especial na barriga através de um cateter para absorver resíduos e o excesso de sal e água do sangue. Em seguida, o fluido usado é drenado para fora da barriga.

Caso o paciente e o médico decidam que a diálise peritoneal é a opção mais adequada, o devido planejamento vai propiciar tempo para a colocação do cateter no abdômen e para o treinamento do paciente sobre o método.

Ao iniciar o tratamento, a solução da diálise flui a partir de uma bolsa através do cateter e para dentro da barriga. Quando a bolsa estiver vazia, ela é desconectada e o cateter é coberto. Enquanto a solução da diálise estiver dentro da barriga, ela absorve resíduos e fluidos adicionais do corpo.

Diálise PeritonealApós algumas horas, a solução e os resíduos são drenados para fora da barriga e para dentro de uma bolsa vazia a qual pode ser esvaziada em um vaso sanitário. Após isso, inicia-se com uma nova bolsa de solução de diálise que absorverá os resíduos rapidamente. Com o passar do tempo, a filtração ficará mais lenta. Por isso será necessário repetir o processo de esvaziar a solução usada e encher novamente a barriga com uma solução limpa de quatro a seis vezes ao dia. Esse processo é chamado de troca.

As trocas podem ser feitas durante o dia ou à noite (utilizando uma máquina que bombeia o fluido para dentro e para fora). Para melhores resultados, é importante que todas as trocas sejam realizadas conforme a prescrição médica.

Como me sentirei quando a solução de diálise estiver dentro da minha barriga?

Você deve se sentir normal ou talvez com a sensação de estar um pouco mais “cheio ou inchado”, mas não deve sentir dor. A barriga pode ficar um pouco maior. Algumas pessoas precisam de roupas maiores. A maioria das pessoas sentem-se normais apesar da barriga estar com a solução de diálise.

Quais são os tipos de diálise peritoneal? 

Você e o seu médico devem escolher o tipo de diálise peritoneal mais adequado para a sua vida:

  • Diálise peritoneal ambulatorial contínua (CAPD, do inglês “continuous ambulatory peritoneal dialysis”);
  • Diálise peritoneal automatizada (APD, do inglês “automated peritoneal dialysis”).

As principais diferenças entre os dois tipos de diálise peritoneal são

  • O cronograma de trocas;
  • Uma utiliza uma máquina (chamada cicladora) e a outra é manual.
Qual o tipo certo para mim? 

Normalmente permite-se que os pacientes escolham entre a modalidade manual e a automatizada, com base em estilo de vida e questões pessoais. A diálise peritoneal automatizada possibilita um tempo ininterrupto mais significante para o trabalho, família e atividades sociais do que a com trocas manuais.

Pode haver mudanças no tipo de tratamento, tempo de permanência, número de trocas ou tipo de solução de diálise após o início da terapia com base na resposta do organismo. Exames periódicos de sangue e urina, bem como testes da solução de diálise usada, são utilizados para melhorar a efetividade  da diálise peritoneal.

A CAPD não utiliza uma máquina - as trocas são feitas durante o dia, manualmente

Diálise PeritonealÉ possível fazer trocas manuais em qualquer local limpo e bem iluminado. Cada troca leva de 30 a 40 minutos. Durante uma troca, é possível ler, conversar, assistir televisão ou dormir. Na CAPD, a solução permanece na barriga de 4 a 6 horas ou mais. O tempo que a solução de diálise fica na barriga é chamado de tempo de permanência. Normalmente ela é trocada no mínimo quatro vezes ao dia e você dorme com a solução na barriga. Não é preciso acordar à noite para fazer uma troca.

SAIBA MAIS

Diálise peritoneal automatizada - uma máquina faz as trocas enquanto você dorme

Cicladora de Diálise PeritonealCom a diálise peritoneal automatizada, uma máquina chamada de cicladora enche e esvazia a barriga de três a cinco vezes durante a noite. De manhã, inicia-se o dia com uma solução nova na barriga. Pode-se deixar essa solução na barriga o dia todo ou fazer uma troca no meio da tarde sem a máquina.

SAIBA MAIS

Onde posso realizar a diálise peritoneal? 

É possível realizar tanto a CAPD quanto a diálise peritoneal automatizada em qualquer local limpo e privativo, como em casa, no trabalho ou em viagens.

Como é a preparação para a diálise peritoneal?

Cirurgia para colocação do cateter

Colocação de cateter de Diálise PeritonealAntes do primeiro tratamento, haverá uma cirurgia para colocar o cateter na barriga. Planejar essa colocação no mínimo algumas semanas antes da primeira troca pode melhorar o sucesso da terapia.

Embora seja possível usar o cateter assim que for colocado, ele tende a funcionar melhor quando se tem de 10 a 20 dias para cicatrizar antes de iniciar um cronograma integral de trocas.

O cirurgião fará um pequeno corte, geralmente abaixo e um pouco ao lado do umbigo, e então guiará o cateter na cavidade peritoneal. Você receberá anestesia geral ou local e poderá ter que passar a noite no hospital.

Você aprenderá a cuidar da pele em volta do cateter, chamada de local de saída, como parte do seu treinamento de diálise.

Treinamento de diálise

Treinamento em DiáliseApós o treinamento, a maioria das pessoas consegue realizar os dois tipos de diálise peritoneal sozinhas. Você trabalhará com um enfermeiro(a) de diálise por 1 a 2 semanas para aprender a fazer as trocas e evitar infecções. A maioria das pessoas traz um familiar ou um amigo para o treinamento. Com um amigo ou familiar treinado, você estará preparado caso esteja doente um dia ou precise de ajuda com as trocas.

Caso escolha a diálise peritoneal automatizada, você aprenderá a:

  • Preparar a cicladora
  • Conectar as bolsas de solução de diálise
  • Colocar o tubo de drenagem

Caso escolha a diálise peritoneal automatizada, também será preciso aprender a fazer trocas manuais no caso de uma falta de energia ou se precisar de uma troca durante o dia além da diálise automatizada da noite.

As soluções de diálise geralmente contêm um açúcar, chamado de glicose, e minerais para extrair os resíduos e fluidos adicionais do sangue na barriga. Soluções diferentes possuem teores diferentes de glicose. O nefrologista irá prescrever uma fórmula que se adeque as suas necessidades.

Quais as mudanças necessárias ao iniciar a diálise peritoneal? 

Rotina diária

Seu cronograma mudará conforme for incorporando as trocas de diálise na sua rotina. Se fizer a CAPD durante o dia, você tem algum controle sobre quando fazer as trocas. Entretanto, ainda será preciso parar as atividades normais e tirar cerca de 30 minutos para fazer a troca. Se fizer a diálise peritoneal automatizada, será preciso configurar a cicladora todas as noites.

Imagem corporal

O abdômen pode aumentar um pouco de tamanho e fazer com que você se sinta inchado quando estiver com o fluido. Talvez seja necessário usar roupas de um número maior e ao se vestir. Algumas pessoas têm dificuldade em aceitar a mudança na aparência.

Atividade física

Pode ser preciso limitar algumas atividades físicas quando a barriga estiver cheia da solução de diálise. Ainda é possível ser ativo e praticar esportes, mas suas atividades devem ser discutidas com o médico.

Faça mudanças no que come e bebe

Em geral, as pessoas que usam a diálise peritoneal têm uma dieta menos restrita em comparação com aquelas que usam a hemodiálise. As mudanças alimentares ajudam a garantir que o corpo tenha uma quantidade adequada, mas não excessiva, de proteína e alguns minerais.

Se estiver fazendo a diálise peritoneal, talvez precise limitar:

  • Sódio;
  • Fósforo;
  • Calorias no seu plano alimentar.

Talvez seja preciso também:

  • Cuidar a quantidade de líquido ingerido;
  • Adicionar proteína na sua dieta, porque a diálise peritoneal remove proteínas;
  • Escolher alimentos com a quantidade certa de potássio;
  • Tomar suplementos para pessoas com insuficiência renal.

Ingerir os alimentos certos pode ajudar você a sentir-se melhor enquanto estiver realizando a diálise peritoneal.

O nefrologista trabalha em conjunto com uma equipe multidisciplinar, incluindo o nutricionista, para a melhor adequação da dieta do paciente.

Cuide do seu local de saída, suprimentos e cateter para prevenir infecções

A equipe de saúde lhe ensinará a manter o cateter limpo para prevenir infecções. Aqui estão algumas regras gerais:

  • Armazene os suprimentos (kits da diálise, soluções de diálise, etc) em um local fresco, limpo e seco;
  • Ache um espaço limpo, seco e bem iluminado para fazer as trocas;
  • Lave as mãos sempre que precisar manusear o cateter;
  • Limpe a pele onde o cateter entra no corpo todos os dias, conforme informado pela equipe de saúde;
  • Use uma máscara cirúrgica ao fazer as trocas.
Quais são os possíveis problemas da diálise peritoneal? 

Possíveis problemas da diálise peritoneal incluem infecção, hérnia e ganho de peso.

Infecção

Um dos problemas mais sérios relacionados à diálise peritoneal é a infecção. É possível infeccionar a pele em volta da saída do cateter ou desenvolver peritonite, uma infecção no fluido na sua barriga. Bactérias podem entrar no corpo através do cateter ao conectar e desconectá-lo das bolsas.

Procure ajuda imediata caso tenha sinais de infecção

Sinais de infecção no local de saída incluem vermelhidão, pus, inchaço ou abaulamento e sensibilidade ou dor no local de saída. As infecções no local de saída são tratadas com antibióticos.

A peritonite pode causar:

  • Dor no abdômen;
  • Febre;
  • Náusea ou vômito;
  • Vermelhidão ou dor em volta do cateter;
  • Cor incomum ou turbidez na solução de diálise utilizada;
  • O cuff do cateter pode ser empurrado para fora do corpo (o cuff é a parte do cateter que o mantém no lugar).

A peritonite é tratada com antibióticos. Os antibióticos são adicionados à solução de diálise que você pode normalmente usar em casa. O tratamento rápido pode prevenir maiores problemas.

Hérnia

Uma hérnia é uma área de fraqueza no músculo abdominal.

A diálise peritoneal aumenta o risco de hérnia por algumas razões. Primeiro, há uma abertura no músculo para o cateter. Segundo, o peso da solução de diálise dentro da barriga pressiona o músculo. As hérnias podem ocorrer perto do umbigo, perto do local de saída ou na virilha. Caso haja um inchaço ou caroço novo na virilha ou barriga, converse com seu nefrologista.

Ganho de peso em função do fluido e da glicose

Quanto mais tempo a solução de diálise permanece na barriga, mais glicose o seu corpo irá absorver da solução de diálise. Isso causa ganho de peso ao longo do tempo.

Como saber se a diálise peritoneal está funcionando? 

Para descobrir se as trocas de diálise estão removendo resíduos o suficiente, você fará um exame de sangue e coletará a solução de diálise utilizada uma vez ao mês. Se ainda estiver urinando, pode ser preciso coletar a urina.

Estes passos ajudam o médico a prescrever um cronograma e dose de diálise para suprir as suas necessidades de saúde. Se o cronograma de diálise não estiver removendo resíduos suficientes ou se o corpo estiver absorvendo muita glicose, o médico fará ajustes.

Dr. Arthur LazarettiDr. Arthur Lazaretti CRM 29848
RQE 21850 · Nefrologia
RQE 21619 · Clínica Médica

51 3230.2710

Agendamento de Consultas

51 99551.8138