Alimentação Saudável

Alimentação Saudável
Qual a importância da alimentação na vida das pessoas?

A alimentação é bem mais que o consumo de nutrientes e, sim, compreende diversos aspectos, entre eles a relação das pessoas com o ato de comer, com a sociedade e a sua cultura, além de ser muito prazeroso. Para o entendimento de que a alimentação pode proporcionar saúde e bem-estar, precisamos entender que estas relações são importantes e buscar, assim, o equilíbrio em nossas escolhas alimentares.

A alimentação adequada, que é diferente para cada indivíduo, pode promover saúde, assim como quando inadequada, pode aumentar o risco de doenças crônicas, entre elas, a obesidade, a hipertensão, o diabetes, e alguns tipos de câncer.

O que posso fazer para melhorar a minha alimentação?
  • Você é responsável pelas suas escolhas: entenda que o que foi escolhido pode lhe trazer benefícios ou não.
  • A organização para uma alimentação saudável é fundamental: Quem será o responsável pelas compras em casa?; Qual é o melhor horário para fazer compras?; Onde vou comprar?; Quanto preciso comprar? Estes questionamentos fazem parte do planejamento de uma alimentação saudável e podem lhe ajudar muito.
  • Conheça as feiras agroecológicas, converse com os produtores, saiba quem plantou seus alimentos, tenha certeza de que a maioria dos alimentos consumidos são livres de agrotóxicos, geram menor impacto ao meio ambiente, possuem valores mais acessíveis e são mais ricos em nutrientes.
  • Ao comprar frutas e verduras, faça a higiene correta ao chegar em casa (1 colher de sopa de água sanitária para 1 L de água – ou siga as instruções no rótulo do produto) e armazene adequadamente os alimentos (folhosos preferencialmente secos em potes fechados, garantindo a sua durabilidade). Alguns alimentos podem ter sua durabilidade e nutrientes preservados através da Técnica de Branqueamento.
  • Manter alimentos saudáveis em fácil acesso faz com que eles sejam consumidos em maior quantidade.
  • Evite o consumo de alimentos ultraprocessados e diminua o consumo de processados. Evite comprá-lo com frequência ou tê-los em casa em fácil acesso. Leia os rótulos e busque entender o que está consumindo.
  • A base da alimentação deve ser de alimentos in natura e minimamente processados. Compre, higienize e armazene da forma correta.
  • Busque realizar as refeições em família, sempre que possível.
  • Escolha restaurantes que possuem esta filosofia, quando for necessário realizar refeições fora de casa.
  • Saber cozinhar ou se arriscar em preparações diferentes pode ser muito prazeroso e saudável.
  • Diminua o consumo de carnes e seus derivados, normalmente, a necessidade destes alimentos não é alta.
  • Diversificar os alimentos in natura e minimamente processados consumidos, irá proporcionar uma alimentação mais rica e saudável.
O que são alimentos in natura?

Alimentos In NaturaAlimentos in natura são obtidos diretamente de plantas ou de animais e não sofrem qualquer alteração após deixar a natureza.

O que são alimentos minimamente processados?

Alimentos Minimamente ProcessadosAlimentos minimamente processados correspondem a alimentos in natura que foram submetidos a processos de limpeza, remoção de partes não comestíveis ou indesejáveis, fracionamento, moagem, secagem, fermentação, pasteurização, refrigeração, congelamento e processos similares que não envolvam agregação de sal, açúcar, óleos, gorduras ou outras substâncias ao alimento original.

O que são alimentos processados?

Alimentos ProcessadosAlimentos processados são fabricados pela indústria com a adição de sal ou açúcar ou outra substância de uso culinário a alimentos in natura para torná-los duráveis e mais agradáveis ao paladar. São produtos derivados diretamente de alimentos e são reconhecidos como versões dos alimentos originais. São usualmente consumidos como parte ou acompanhamento de preparações culinárias feitas com base em alimentos minimamente processados.

O que são alimentos ultraprocessados?

Alimentos UltraprocessadosDevido a seus ingredientes, alimentos ultraprocessados – como biscoitos recheados, salgadinhos “de pacote”, refrigerantes, macarrão “instantâneo”, sucos e temperos industrializados – são nutricionalmente desbalanceados. E, suas características promovem um consumo excessivo.

  • Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed., 1. reimpr. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf
  • WORLD HEALTH ORGANIZATION. Global nutrition policy review 2016-2017: country progress in creating enabling policy environments for promoting healthy diets and nutrition. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789241514873
  • Domene, Semíramis Martins Álvares. Técnica dietética: teoria e aplicações / Semíramis Martins Álvares Domene. - 2. ed. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018.

Nutr. Dra. Rafaela Caron LienertNutr. Dra. Rafaela Caron Lienert CRN2 7306 Currículo completo no Lattes

51 3230.2710

Agendamento de Consultas

51 99551.8138