Cuidados Nutricionais em Diálise Peritoneal

Quais os cuidados nutricionais necessários em Diálise Peritoneal?

Cuidados Nutricionais em Diálise PeritonealExistem alguns aspectos específicos sobre a alimentação neste tratamento que devem ser levados em consideração:

  • Aporte Calórico
    A quantidade de calorias que o paciente precisa consumir deve ser compatível com seu tamanho, atividade física e sexo, a fim de manter o peso mais próximo do ideal, evitando perdas desnecessárias.
  • Consumo de Proteínas
    Para que o estado nutricional dos pacientes em diálise peritoneal seja preservado, é necessária a reposição de proteínas através da alimentação, as quais são perdidas com a drenagem do líquido de diálise. Ou seja, diferentemente do tratamento conservador, na diálise peritoneal o paciente precisa consumir um volume maior de alimentos proteicos.
  • Potássio, Fósforo e outros Minerais
    Outras restrições, como de potássio e fósforo na dieta, devem ser realizadas quando necessário.
  • Líquidos
    Durante este tratamento, o controle do consumo de líquidos é fundamental e deve ser feito de forma individualizada, levando em consideração o volume de urina de cada pacientes.
    Neste estágio, o consumo de líquidos não vai estimular a função renal, pois os rins já não estão funcionando. Ou seja, líquidos a mais irão somente sobrecarregar o coração, especialmente e longo prazo.
  • Sódio
    O consumo de sal pode prejudicar o controle da pressão assim como promover maior sede e consumo excessivo de líquidos. Portanto, controle o consumo de sal de adição e alimentos e reduza o consumo de produtos industrializados em geral.
  • Carboidratos e Açúcares Simples
    Diferentemente da hemodiálise, o líquido que é infundido na cavidade abdominal do paciente através do cateter de diálise peritoneal é rico em glicose (açúcar). Esta solução permanece no paciente por algumas horas sendo absorvido pelo organismo. Sendo assim, evite consumir açúcares simples e siga corretamente às recomendações do seu nutricionista, evitando complicações decorrentes do tratamento.

Entender os hábitos alimentares e as preferências de cada paciente é fundamental para evitarmos restrições desnecessárias e difíceis de serem seguidas. As modificações para uma dieta mais saudável devem ser duradouras, portanto, estas mudanças devem ser possíveis e adaptadas a cada realidade.

Nutr. Dra. Rafaela Caron LienertNutr. Dra. Rafaela Caron Lienert CRN2 7306 Currículo completo no Lattes

51 3230.2710

Agendamento de Consultas

51 99551.8138