Cistos Renais

Cistos RenaisCistos renais são bolsas arredondas de fluido que se formam sobre ou dentro dos rins e podem estar associados a disfunções sérias prejudicando a função renal. Mais comumente, são classificados como simples, benignos, raramente causando complicações.

Cistos Renais Normalmente, apenas um cisto se forma na superfície de um rim, mas cistos múltiplos podem afetar um ou os dois rins. Entretanto, esses não são iguais aos cistos formados na doença renal policística (que é hereditária e caracterizada pelo aparecimento de múltiplos cistos desenvolvidos dentro dos rins e progressivamente crescentes ao longo da vida do paciente).

Os cistos renais simples, de maneira geral, não causam sinais ou sintomas, sendo, frequentemente detectados durante um exame de imagem, realizado em função de outra condição. Caso um cisto renal simples cresça muito, os sintomas podem incluir dor abdominal importante ou febre.

Causas

Não há clareza sobre as causas dos cistos renais simples. Uma teoria sugere que eles se desenvolvem quando a camada superficial do rim é enfraquecida e forma uma bolsa (divertículo). A bolsa se enche de fluido, se desloca e se desenvolve em um cisto.

O risco de ter cistos renais simples aumenta com o envelhecimento, mas eles podem ocorrer em qualquer idade sendo mais comuns em homens.

Os cistos renais podem, ocasionalmente, levar a complicações, que incluem:

• Infecção: causando febre e dor.
  • Ruptura: gerando dor grave nas costas ou no lado.
  • Obstrução urinária: podendo provocar o “inchaço” do rim (hidronefrose).

Exames e procedimentos utilizados para diagnosticar os cistos renais simples incluem:

• Exames de imagem, tais como ultrassom, tomografia computadorizada (TC) e ressonância magnética (RM) de abdômen são frequentemente utilizados para investigá-los e podem ajudar o médico a determinar se uma massa renal é um cisto ou um tumor.
  • Exames de função renal para verificar se o cisto está prejudicando a função renal.

O tratamento pode não ser necessário.

Caso o cisto renal simples não apresente sinais ou sintomas e não interfira na função renal, não haverá necessidade de tratamento. Ao invés disso, o médico poderá recomendar a realização de um exame de imagem, como uma ultrassonografia, periodicamente, para verificar se o cisto renal cresceu. Caso ele mude e cause sinais e sintomas, possivelmente necessitará tratamento específico.