Glomerulopatias

A doença glomerular reduz a capacidade dos rins em manter o equilíbrio de certas substâncias na corrente sanguínea.

Normalmente, os rins filtram toxinas para fora da corrente sanguínea e as excretam na urina, mas mantêm glóbulos vermelhos e proteínas na corrente sanguínea. Em pessoas com doença glomerular, os glóbulos vermelhos e proteínas podem ser excretados na urina, enquanto que as toxinas podem ficar retidas.

A doença glomerular pode ocorrer sozinha (afetar apenas os rins) ou estar associada a uma condição médica subjacente que afete outros sistemas, como lúpus, diabetes ou certas infecções Pode se desenvolver repentinamente ("aguda") ou lentamente, ao longo de anos ("crônica"). O tratamento depende da sua causa e tipo.

Função Renal Normal

Função Renal NormalOs rins filtram o suprimento de sangue do corpo com estruturas minúsculas, chamadas de néfrons. Cada rim contém centenas de milhares de néfrons. Cada néfron é composto por um glomérulo e um túbulo. O glomérulo filtra resíduos e excesso de fluidos, enquanto que os túbulos modificam o resíduo para formar a urina. A doença glomerular afeta o glomérulo, fazendo com que ele filtre e excrete de forma incorreta.

Características da Doença Glomerular

EdemaOs sinais e sintomas dependem da causa. O primeiro sinal de problema pode ser um exame de urina com resultado anormal após ser realizado por outro motivo. Essa análise pode detectar:

• Mais glóbulos vermelhos que o normal - Além de aparecer na análise urinária, isso também pode fazer com que a cor da urina fique marrom claro ou escuro. O termo médico para sangue na urina é "hematúria";
  • Mais proteína que o normal - O termo médico para isso é "proteinúria".

Os sinais e sintomas também podem incluir pressão arterial elevada (maior que 130/80 mmHg); retenção de fluido (edema) nas mãos, rosto, pés e/ou abdômen; fadiga (devido à anemia ou insuficiência renal); ou urinar com frequência.

Tipos de Doença Glomerular

Os dois tipos básico de doença glomerular são nefrítico e nefrótico, mas, em algumas doenças, os dois tipos podem se sobrepor.

Síndrome Nefrítica

A principal característica da doença nefrítica (glomerulonefrite) é sangue na urina (hematúria). Na doença mais leve, pode não haver um prejuízo significante da função renal ou proteinúria. De fato, uma pessoa com glomerulonefrite pode não apresentar sintomas e sua condição pode passar despercebida até que sangue e proteína sejam descobertos em uma análise de urina de rotina. Pessoas com doença nefrítica mais grave apresentam hematúria e, com frequência, função renal prejudicada. O exame de urina também pode demonstrar níveis altos de proteína e a pessoa pode apresentar edema (inchaço na parte inferior das pernas) ou pressão arterial alta.

Exemplos de condições que podem causar a glomerulonefrite:

• Nefropatia por imunoglobulina A (IgA);
  • Lúpus;
  • Vasculite;
  • Certas infecções bacterianas e virais (glomerulonefrite pós-infecciosa);
  • Crioglobulinemia mista;
  • Glomerulonefrite membranoproliferativa;
  • Síndrome de Alport;
  • Vasculite por IgA (Púrpura de Henoch-Schönlein).
Síndrome Nefrótica

Pessoas com síndrome nefrótica apresentam proteína na urina (proteinúria), mas frequentemente pouco ou nenhum sangue (hematúria). A função renal pode piorar com o progresso da síndrome nefrótica.

Condições que podem causar a síndrome nefrótica:

• Doença por Lesões Mínimas;
  • Glomeruloesclerose segmentar e focal;
  • Nefropatia membranosa (incluindo lúpus);
  • Nefropatia diabética;
  • Glomerulonefrite pós-infecciosa (estágio avançado);
  • Nefropatia por IgA;
  • Amiloidose primária ou o distúrbio relacionado de doença de deposição de cadeia leve.

Exame de Sangue e UrinaA doença glomerular é diagnosticada com base nos resultados de exames de sangue e urina. Outros, incluindo exames de imagem e/ou biópsia renal, podem ser utilizados para ajudar a diagnosticar o tipo específico de doença glomerular.

Exames de Urina
Podem apresentar glóbulos vermelhos (vistos quando há dano ou inflamação nos glomérulos), glóbulos brancos (podem indicar inflamação) ou níveis elevados de proteína (indicadores de dano glomerular).

Exames de Sangue
São utilizados para medir o nível de creatinina e ureia no sangue, que se tornam elevados quando os rins estão danificados e não fazem a filtração corretamente. Também podem ser utilizados para diagnosticar condições médicas subjacentes (como diabetes, lúpus ou certas infecções).

Exames de Imagem
Um ultrassom do rim é frequentemente recomendado no caso de suspeita de doença glomerular, principalmente para descartar outras causas de sangue na urina e/ou função renal reduzida. O ultrassom também pode medir o tamanho dos rins, o que pode fornecer uma ideia sobre a duração da doença renal.

Biópsia Renal
Uma biópsia dos rins pode ser necessária para determinar definitivamente a causa da doença glomerular em pacientes que não se consegue definir um diagnóstico apenas através de exames de sangue ou de imagem.

O tratamento da doença glomerular depende da forma (aguda ou crônica), causa subjacente e gravidade dos sinais e sintomas associados. Algumas formas da doença glomerular, como aquela causada por infecção, melhoram após a infecção ser tratada.

Outros tipos de doença glomerular podem necessitar de tratamento com medicações que suprimam o sistema imunológico, como glicocorticoides (popularmente chamados de esteroides). Imunossupressores também podem ser utilizados. A glomerulonefrite de progressão rápida (chamada de rapidamente progressiva) às vezes é tratada com plasmaférese, um procedimento para filtrar o sangue e remover substâncias que podem estar causando a inflamação.

Algumas formas da doença glomerular não requerem tratamento, enquanto outras não respondem a nenhuma terapia.

Administração da Pressão Arterial Alta
Administrar a hipertensão é importante para prevenir maiores danos aos rins. Uma ou mais medicações podem ser necessárias. Uma ou mais medicações para pressão arterial alta podem ser recomendadas para pacientes com doença glomerular crônica para reduzir a quantidade de proteína na urina e desacelerar a taxa de progresso da doença renal.

Alguns tipos de doença glomerular estão associados a complicações, incluindo pressão arterial alta, insuficiência renal aguda ou crônica e síndrome nefrótica.

Quando ocorre insuficiência renal aguda, a hemodiálise pode ser necessária para remover resíduos e excesso de fluidos. Isso pode ser temporário, até que se recupere a função renal, ou prolongado caso os rins sejam danificados.