Infecção Urinária

É uma patologia comum que ocorre quando bactérias, geralmente da pele ou do reto, entram na uretra e infeccionam o trato urinário.

Elas podem afetar diversas partes do sistema urinário, mas o tipo mais comum é a infecção da bexiga (cistite).

A infecção renal (pielonefrite) é outro tipo de infecção do trato urinário (ITU). Ela é menos comum, porém mais grave que as infecções da bexiga.

A maioria das ocorrências de cistite em mulheres não apresenta complicações e é facilmente tratada através de um período curto de antibióticos. Em homens, as infecções da bexiga também podem afetar a próstata e um tratamento, mais longo, com antibióticos pode ser necessário, podendo ser feito em casa ou no hospital.

Algumas pessoas apresentam maior risco de adquirir uma ITU.

As bactérias não vivem normalmente no trato urinário, mas, sim, perto da uretra em mulheres e em homens que não são circuncidados. As ITU ocorrem quando essas bactérias entram na uretra e seguem para dentro do trato urinário. São mais comuns em mulheres e garotas porque suas uretras são menores e mais próximas do reto, o que facilita a entrada de bactérias.

Outros fatores podem aumentar o risco de ITU:

• Uma ITU prévia;
  • Atividade sexual, principalmente com um novo parceiro sexual;
  • Alterações nas bactérias que vivem dentro da vagina (flora vaginal), por exemplo, causadas pela menopausa ou uso de espermicidas;
  • Gravidez;
  • Idade (adultos mais velhos e crianças mais novas têm mais chances de adquirir ITU);
  • Problemas estruturais no trato urinário, como a hiperplasia prostática;
  • Maus hábitos de higiene, especialmente em crianças que estão aprendendo a utilizar o vaso sanitário;
  • Predisposição genética: há cada vez mais evidências da predisposição genética para ITU, ou seja, algumas pessoas podem ter mais chance de adquiri-las independentemente de seus comportamentos ou demais condições de saúde.

Infecção UrináriaOs sintomas da infecção de bexiga podem incluir:

• Dor ou queimação ao urinar;
  • Urinar com frequência;
  • Sentir a necessidade de urinar mesmo com a bexiga vazia;
  • Urina com sangue;
  • Pressão ou cãibras na virilha ou no abdômen inferior.

Será que é uma infecção da bexiga ou algo a mais?
Queimação ao urinar também pode ocorrer em mulheres com infecções vaginais (como candidíase) ou em pessoas com uretrite (inflamação da uretra).

Os sintomas de uma infecção renal podem compreender:

• Febre;
  • Calafrios;
  • Dor na lombar ou no lado das costas;
  • Náuseas ou vômitos.

Embora a maioria das infecções renais não causem danos permanentes, adiar o tratamento pode levar a complicações sérias.

Exame de UrinaOs médicos quase sempre podem diagnosticar uma ITU com base nos sintomas. Em alguns casos, não são necessários exames. Caso você seja uma mulher e tenha sintomas típicos de infecção da bexiga, mas não tenha irritação vaginal ou corrimento, é muito provável que tenha uma ITU. Em outros casos, um exame de urina e/ou uma cultura é necessária para ajudar o diagnostico. Esses exames verificam a existência de glóbulos brancos na composição da urina, cuja presença sinaliza o combate à infecção.

As ITU são causadas por bactérias e tratadas com antibióticos.

Cistite

Para adolescentes e mulheres jovens e saudáveis com infecção da bexiga, o tratamento inclui um período curto de antibióticos. Para homens, os mesmos antibióticos podem ser utilizados, contanto que não haja uma infecção de próstata associada. O tratamento é geralmente um pouco mais longo.

Caso a cultura de urina tenha sido realizada e seja negativa para infecção, deve-se considerar outras causas de dor, queimação e aumento da frequência para urinar. Entretanto, algumas infecções do trato urinário são causadas por quantidades pequenas de bactérias que podem não ser detectadas em uma cultura de urina comum. Dessa forma, o médico pode decidir continuar com os antibióticos, mesmo se a cultura for negativa.

Às vezes, as doenças sexualmente transmissíveis apresentam sintomas semelhantes a ITU. O médico vai determinar se a ITU ou uma outra doença está causando os sintomas e estabelecer o melhor tratamento.

Alguns médicos recomendam ingerir mais líquidos durante o tratamento de infecções da bexiga para ajudar a eliminar as bactérias. Não há estudos abordando esse assunto.

Não é necessário exame de urina, de controle, em homens ou mulheres jovens e saudáveis com infecção da bexiga, caso os sintomas desapareçam. Às gestantes, solicita-se que repitam a cultura de urina em uma ou duas semanas após o fim do tratamento, para garantir que as bactérias não estejam mais presentes.

Pielonefrite

O tratamento ideal depende da gravidade da infecção, bem como do quadro geral de saúde e risco de bactérias resistentes a antibióticos.

Caso a febre e a dor sejam leves e o paciente consiga comer e beber, ele provavelmente receberá um tratamento de 10 dias a duas semanas de antibiótico via oral, em casa.

Se houver febre alta, dor grave ou a impossibilidade de ingerir comida ou líquidos, o paciente precisará ser hospitalizado e receberá antibióticos e fluidos intravenosos. Conforme apresente melhora, ele poderá receber alta e continuar o tratamento em casa.

Infecções recorrentes da bexiga

Infecções da bexiga versus outras causas
Alguns adultos, principalmente mulheres, adquirem infecções da bexiga com frequência. Neste caso, é importante confirmar, pelo menos uma vez, que os sintomas (ex.: queimação, frequência e urgência) sejam causados por uma infecção da bexiga. Como visto acima, a melhor maneira de confirmar uma infecção é através de exames de urina, incluindo a cultura.

Infecções recorrentes são normalmente tratadas da mesma forma que a infecção inicial, a não ser que se saiba ou se ache que a infecção tenha sido causada por uma bactéria resistente.

Caso as infecções da bexiga sejam recorrentes, mais exames podem ser necessários. Isso se aplica principalmente se há alguma chance de anormalidade nos rins, ureter, bexiga ou uretra, ou de um cálculo renal.

É possível prevenir as ITU fazendo o seguinte:

• Urinar após o ato sexual - isso pode ajudar a eliminar germes que podem entrar na bexiga;
  • Manter-se bem hidratado e urinar regularmente - aumentar a ingestão de fluido pode ajudar a prevenir infecções da bexiga;
  • Tomar banhos de chuveiro em vez de banhos de banheira;
  • Minimizar duchas, sprays ou talcos na área genital;
  • Ensinar meninas que estão aprendendo a usar o vaso sanitário a se limparem da frente para trás;
  • Mulheres em pós-menopausa - As mulheres em pós-menopausa que desenvolverem infecções recorrentes da bexiga podem se beneficiar com o uso de estrogênio vaginal;
  • Antibióticos - Antibióticos profiláticos podem ser recomendados caso as infecções da bexiga ocorram repetidamente e não haja resposta a outras medidas de prevenção, mas esses devem ser considerados somente após terem sido tentadas as abordagens de prevenção acima.

Produtos sem prescrição
O consumo de suco e pastilhas de cranberry tem sido mencionado como uma forma de ajudar a prevenir infecções frequentes da bexiga. Entretanto, esses estudos não são convincentes ao demonstrar que o cranberry promove benefícios e reduz o risco de infecções recorrentes da bexiga.