Cuidados Nutricionais em Hemodiálise

Quais os cuidados com a alimentação do paciente em hemodiálise?

Existem alguns aspectos específicos sobre a alimentação neste tratamento que devem ser levados em consideração:

  • Aporte Calórico
    A quantidade de calorias que o paciente precisa consumir deve ser compatível com seu tamanho, atividade física e sexo, a fim de manter o peso mais próximo do ideal, evitando perdas desnecessárias.
  • Consumo de proteínas
    Para que o estado nutricional dos pacientes em hemodiálise seja preservado, é necessária a reposição de proteínas através da alimentação, as quais são perdidas durante o procedimento. Ou seja, diferentemente do tratamento conservador, na hemodiálise o paciente precisa consumir um volume maior de alimentos proteicos.
  • Potássio, Fósforo e outros Minerais
    Outras restrições, como de potássio e fósforo na dieta, devem ser realizadas quando necessário.
  • Líquidos
    Durante este tratamento, o controle do consumo de líquidos é fundamental e deve ser feito de forma individualizada, levando em consideração diversos aspectos.
  • Sódio
    O consumo acima do recomendado de sódio pode prejudicar o controle da pressão assim como promover maior sede e consumo excessivo de líquidos. Portanto, controle o consumo de sal adicionado aos alimentos e reduza o consumo de produtos industrializados em geral.

Entender os hábitos alimentares e as preferências de cada paciente é fundamental para evitarmos restrições desnecessárias e difíceis de serem seguidas. As modificações para uma dieta mais saudável devem ser duradouras, portanto, estas mudanças devem ser possíveis e adaptadas a cada realidade.

Existe algum alimento que possa gerar risco ao paciente em diálise?

Cuidado com o consumo da Carambola!Existem vários alimentos que devem ser consumidos com moderação, conforme outras orientações já descritas aqui, porém, vale a pena ressaltar a importância do cuidado com o consumo da Carambola.

Esta fruta possui uma toxina chamada caramboxina, considerada nefrotóxica e neurotóxica. Portanto, o seu consumo NÃO é recomendado para pacientes com problemas renais.

Nutr. Dra. Rafaela Caron LienertNutr. Dra. Rafaela Caron Lienert CRN2 7306 Currículo completo no Lattes

51 3230.2710

Agendamento de Consultas

51 99551.8138