Nefropatia Diabética

A nefropatia diabética é uma séria complicação renal do diabetes tipo 1 e 2, também chamada de doença renal diabética. Cerca de 25% das pessoas com diabetes acabam desenvolvendo doença renal.

A nefropatia diabética afeta a capacidade dos rins em realizar seu trabalho normal de remover resíduos e excesso de fluidos do corpo. A melhor forma de prevenir ou adiar a nefropatia diabética é manter um estilo de vida saudável e tratar o diabetes e a pressão arterial alta.

Ao longo dos anos, a condição danifica o frágil sistema de filtração dos rins. O tratamento precoce pode prevenir ou desacelerar o progresso da doença e reduzir as chances de complicações.

As primeiras fases da nefropatia diabética podem ser assintomáticas. Nas fases posteriores, os sinais e sintomas podem incluir:

• Piora no controle da pressão arterial;
  • Proteína na urina;
  • Inchaço dos pés, calcanhares, mãos ou olhos;
  • Maior necessidade de urinar;
  • Menor necessidade de insulina ou medicações para diabetes;
  • Confusão ou dificuldade de concentração;
  • Falta de ar;
  • Perda de apetite;
  • Náuseas e vômitos;
  • Coceira persistente;
  • Fadiga.

Caso você tenha diabetes, consulte um médico anualmente para realizar um exame de urina que detecte proteína e um exame que verifique o nível de creatinina no sangue. Esses exames ajudam a determinar o bom funcionamento dos rins.

Causas

A nefropatia diabética ocorre quando o diabetes danifica os vasos sanguíneos e outras células nos rins.

Como os rins funcionam

Nefropatia DiabéticaOs rins contêm milhões de minúsculos aglomerados de vasos (glomérulos) que filtram resíduos do sangue. Danos graves a esses vasos sanguíneos podem causar nefropatia diabética, função renal reduzida e insuficiência renal.

Causas da nefropatia diabética

Ao longo do tempo, o diabetes mal controlado pode causar danos aos aglomerados de vasos sanguíneos nos rins, que filtram resíduos do sangue. Isso pode danificar os rins e causar pressão arterial alta. A hipertensão pode causar maiores danos renais ao aumentar a pressão no frágil sistema de filtração dos rins.

Muitos outros fatores podem aumentar o risco de nefropatia diabética. São eles:

• Açúcar elevado no sangue (hiperglicemia) que não é bem controlado
  • Pressão arterial alta (hipertensão) não controlada
  • Ser fumante
  • Colesterol alto no sangue
  • Histórico familiar de diabetes e doença renal

Nefropatia DiabéticaAs complicações da nefropatia diabética podem se desenvolver gradativamente ao longo de meses ou anos. Por exemplo:

• Retenção de líquido, podendo causar inchaço nos braços e pernas, pressão arterial alta ou fluido nos pulmões (edema pulmonar)
  • Aumento dos níveis de potássio no sangue (hipercalemia)
  • Doença cardíaca e dos vasos sanguíneos (doença cardiovascular)
  • Danos aos vasos sanguíneos da retina (retinopatia diabética)
  • Anemia
  • Feridas nos pés, disfunção erétil, diarreia e outro problemas relacionados aos nervos e vasos sanguíneos danificados
  • Complicações na gestação, que resulta em risco à mãe e ao feto em desenvolvimento
  • Danos irreversíveis aos rins (doença renal terminal), levando à necessidade de diálise ou transplante renal para a sobrevivência

Para reduzir o risco de desenvolver a doença renal diabética:

• Trate o diabetes.
    Com um tratamento eficaz, é possível prevenir ou adiar a doença renal diabética.
  • Trate adequadamente a hipertensão
  • Evite usar medicações sem prescrição médica (como anti-inflamatórios)
  • Mantenha um peso saudável.
  • Não fume.
    Fumar pode danificar os rins e piorar danos renais existentes.