Insuficiência Renal Aguda

Insuficiência Renal AgudaA insuficiência renal aguda (IRA) também chamada de falência renal aguda ou lesão renal aguda ocorre quando os rins param de funcionar repentinamente, em um período curto de tempo, em geral alguns dias ou algumas horas. É usualmente muito grave e necessita tratamento imediato.

A IRA é normalmente reversível, caso seja descoberta e tratada rapidamente. Se o paciente era saudável antes da falência repentina dos rins e foi tratado imediatamente para IRA, seus rins podem funcionar normalmente ou quase normalmente após o tratamento. Algumas pessoas podem apresentar dano renal duradouro após a IRA. Isso se chama de doença renal crônica e pode levar à falência renal caso não sejam tomadas decisões que previnam a piora do dano renal.

Quem pode desenvolver insuficiência renal aguda?

Qualquer pessoa pode ter IRA. Na maioria das vezes, ela ocorre em pessoas já doentes e hospitalizadas, especialmente aquelas internadas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Outros fatores que podem aumentar o risco de IRA:

• Ter 65 anos ou mais
  • Ter um problema renal prévio
  • Ter hipertensão
  • Ter uma doença crônica como doença cardíaca, doença no fígado ou diabetes
  • Ter doença arterial periférica (condição que dificulta a chegada do sangue aos braços e pernas)
O que causa a insuficiência renal aguda?

Ela pode ter diversas causas, tais como:

• Menor fluxo sanguíneo aos rins do que o normal, provocado, por exemplo, por uma condição chamada insuficiência cardíaca, quando o coração não consegue bombear sangue suficiente aos rins. Outros exemplos:
    • Pressão arterial baixa
    • Sangramento excessivo
    • Diarreia grave
    • Insuficiência hepática
    • Queimaduras graves
    • Desidratação (não ter fluidos suficientes no corpo)
  • Os rins são danificados diretamente:
    • Coágulos de sangue na circulação renal
    • Doenças, como glomerulonefrite e lúpus
    • Infecções
    • Certos medicamentos, como anti-inflamatórios não esteróides (AINEs), alguns remédios para quimioterapia, certos antibióticos e alguns contrastes (como o contraste iodado que é usado em tomografias computadorizadas, por exemplo)
    • Abuso de drogas lícitas ou ilícitas
    • Outros distúrbios no sangue ou em vasos sanguíneos
  • Caminho da Urina BloqueadoO Caminho da urina bloqueado pressionando os rins, o que leva ao dano. Algumas causas de bloqueios são problemas na próstata (em homens) e câncer.
Quais os sintomas de insuficiência renal aguda?

Algumas pessoas não apresentam sintomas em um primeiro momento.

Pessoas hospitalizadas podem descobrir que têm insuficiência renal aguda após realizarem exames de sangue por outros motivos.

Quando há sintomas, eles podem incluir:

• Urinar menos ou ficar sem urinar totalmente
  • Sangue na urina ou urina vermelha ou marrom
  • Inchaço, especialmente nas pernas e nos pés
  • Náuseas, vômitos ou falta de apetite
  • Sensação de fraqueza ou se cansar facilmente
  • Dificuldade em respirar fundo
  • Ficar confuso ou agir de forma estranha
  • Convulsões
Há um exame para insuficiência renal aguda?

Para verificar o bom funcionamento dos rins, o médico irá pedir exames de sangue e urina.

A maioria das pessoas realizará um exame de imagem chamado de ultrassonografia para investigar alterações no sistema urinário.

Outros exames talvez sejam necessários para investigação e caso não mostrem a causa da IRA, o médico poderá solicitar uma biópsia renal.

Qual o tratamento para insuficiência renal aguda?

O tratamento depende da causa e da gravidade da lesão renal. A maioria das pessoas precisa ficar hospitalizada durante o tratamento e até a recuperação dos rins.

Na maioria das vezes, os rins se curam e voltam a funcionar normalmente. Mas pode levar semanas ou meses para a cura completa.

Até que os rins possam voltar a funcionar normalmente, pode ser preciso a realização de tratamentos para garantir que o corpo tenha a quantidade correta de fluidos, sais e nutrientes.

Esses tratamentos podem incluir:

Paciente em Transporte para Diálise
  • Medicamentos
  • Mudanças alimentares
  • Terapia de substituição renal (usar algum método de “limpeza” do sangue para substituir temporariamente a função renal).
    São eles:
    • Hemodiálise temporária para realizar o trabalho que os rins deveriam fazer
    • Diálise peritoneal - A diálise peritoneal é um procedimento feito em casa diariamente.
      Ela envolve canalizar um fluido especial para dentro da barriga. O fluido coleta resíduos e excessos de impurezas e água do sangue. Em seguida, o fluido usado é drenado para fora da barriga.

O médico pode pedir ao paciente que, ao retornar para casa, siga um plano de dieta favorável aos rins para ajudar na cura.

Como posso prevenir a insuficiência renal aguda?

Considerando que a IRA ocorre repentinamente, pode ser difícil de prever ou prevenir. Porém, cuidar bem dos rins pode ajudar a preveni-la e também a doença renal crônica (DRC) e a necessidade de terapia de substituição renal.

Insuficiência renal aguda na UTI

Diálise Contínua na UTI Diálise Contínua Pessoas internadas em unidades de tratamento intensivo (UTI) têm mais chances de desenvolver IRA, comparadas com pacientes de outras unidades hospitalares, porque estes já estão muito doentes. Os pacientes em UTI geralmente apresentam níveis de pressão arterial mais baixos e necessidade de medicações para aumentá-los. Dessa forma, os métodos de substituição renal convencionais nem sempre se mostram como a melhor opção nesse grupo de pacientes.

Para os pacientes graves outro tipo de diálise é mais comumente indicada, chamada hemodiálise contínua. Essa terapia fornece um tratamento mais lento e ao longo de muitas horas (às vezes até dias), propiciando uma remoção amena e sustentada do líquido em excesso e das impurezas do sangue.