Nefrologia

A nefrologia é uma especialidade da Medicina Interna que se concentra no tratamento de doenças que afetam os rins.

O trabalho de um nefrologista

O nefrologista é um médico especializado em tratar doenças dos rins. A formação de um nefrologista usualmente inclui além dos 6 anos da Faculdade de Medicina, 2 anos de residência médica em Clínica Médica e mais 2 anos de residência médica em Nefrologia.

Os nefrologistas, além do conhecimento sobre as doenças específicas dos rins precisam saber, também, como a doença ou disfunção renal pode afetar outras partes do corpo.

Embora o clínico geral trabalhe para prevenir e tratar os estágios iniciais da doença renal, o nefrologista deve ser consultado para ajudar a diagnosticar e tratar condições renais mais graves ou complexas.

As condições que o nefrologista trata:

Anatomia RenalAs condições mais comuns tratadas pelo nefrologista são as seguintes:

• Sangue ou proteína na urina;
  • Doença renal crônica;
  • Pedras nos rins;
  • Infecções renais;
  • Inchaço nos rins devido a glomerulonefrite ou nefrite intersticial;
  • Câncer nos rins;
  • Doença renal policística;
  • Síndrome hemolítico-urêmica;
  • Estenose da artéria renal;
  • Síndrome nefrótica;
  • Insuficiência renal, aguda e crônica, incluindo doença renal com necessidade de terapia substitutiva renal (hemodiálise ou diálise peritoneal).

O nefrologista também pode estar envolvido quando outros fatores causarem a doença ou disfunção renal, tais como:

• Pressão arterial alta;
  • Diabetes;
  • Doença cardíaca;
  • Condições autoimunes, como o lúpus;
  • Medicações.

Qual a diferença entre o Nefrologista e o Urologista?

O urologista é o médico especializado em condições envolvendo o trato urinário e órgãos reprodutivos masculinos. O trato urinário inclui os rins, bem como os ureteres, a bexiga e a uretra.

A urologia é considerada uma especialidade cirúrgica e a maioria dos urologistas se concentram em uma ou mais subespecialidades principais, como:

• Oncologia urológica (cânceres do trato urinário);
  • Urologia pediátrica (condições do trato urinário de crianças);
  • Transplantes de rins;
  • Pedras no trato urinário;
  • Urologia feminina;
  • Infertilidade masculina;
  • Disfunção erétil.

Os urologistas e nefrologistas muitas vezes trabalham juntos, considerando a sobreposição de suas especialidades em órgãos e sistemas corporais. É também comum que nefrologistas e urologistas trabalhem juntos em casos envolvendo fatores como cálculos, infecções renais ou urinárias recorrentes.

Resumo

Os nefrologistas são médicos que se concentram em condições que envolvam ou afetem os rins. Eles normalmente ajudam a diagnosticar, monitorar e tratar doenças renais moderadas a graves e também tratam patologias que podem levar à disfunção renal.

A duração de tempo que alguém ficará sob os cuidados de um nefrologista dependerá de diversos fatores, porém, o mais importante é a gravidade da disfunção ou dano renal. Por exemplo, pessoas com condições renais graves ou crônicas podem necessitar de cuidados a longo prazo, enquanto as pessoas com condições leves a moderadas podem apenas precisar de cuidados temporários.