Hipertensão

Quando a pressão nas artérias é maior do que deveria ela é chamada de hipertensão (HAS) ou pressão alta.

Medida de Pressão ArterialA pressão arterial é a força que o sangue faz contra as paredes dos vasos sanguíneos. Ela é medida em milímetros de mercúrio (mmHg).

A pressão arterial é descrita por dois números, como por exemplo, 120/80 mm Hg. O número superior (sistólica) é a pressão quando o coração bate. O número inferior (diastólica) é a pressão quando o coração descansa entre as batidas.

Como funcionam a pressão arterial e o sistema circulatório

HipertensãoPara sobreviver e funcionar adequadamente, os tecidos e órgãos precisam do sangue oxigenado que o sistema circulatório transporta pelo corpo. Quando o coração bate, ele cria a pressão que empurra o sangue por uma rede tubular de vasos sanguíneos, incluindo artérias, veias e tubos capilares. Essa pressão arterial resulta de duas forças: a primeira força (pressão sistólica) ocorre na medida que o sangue é bombeado para fora do coração e para dentro das artérias que fazem parte do sistema circulatório. A segunda força (pressão diastólica) é criada na medida que o coração descansa entre as batidas. Estas duas forças são representadas por números em uma leitura de pressão arterial.

A pressão arterial normal é abaixo de 120/80 mm Hg. No caso de um adulto com a pressão sistólica de 120 a 129 e pressão diastólica menor que 80, a pressão arterial é elevada. A pressão arterial alta é uma pressão sistólica de 130 ou mais ou uma pressão diastólica de 80 ou mais, a qual persiste ao longo do tempo.

A pressão arterial alta geralmente não apresenta sinais ou sintomas. Por isso ela é muito perigosa, mas pode ser administrada. Não tratá-la é perigoso, pois aumenta o risco de ataque cardíaco e infarto. Verifique-a regularmente assim como aconselham os médicos.

Tenho risco maior de desenvolver a HAS?

Há fatores de risco que aumentam as chances de desenvolver HAS. Alguns são possíveis de controlar e outros não.

Os que podem ser controlados são:

• Fumar ou se expor ao fumo passivo
  • Ser obeso ou estar acima do peso
  • Colesterol alto
  • Alimentação pouco saudável (muito sódio, excesso de bebidas alcoólicas)
  • Inatividade física

Fatores que não podem ser modificados ou são difíceis de controlar são:

• Histórico familiar de pressão arterial alta
  • Raça/etnia
  • Envelhecimento
  • Sexo (homens)
  • Doença renal crônica
  • Apneia obstrutiva do sono

Condição socioeconômica e estresse psicossocial também são fatores de risco para a HAS. Eles podem afetar o acesso a necessidades básicas, medicação, profissionais de saúde e habilidade de adotar mudanças no estilo de vida.

Como saber se eu tenho?

A única forma de saber se você tem pressão arterial alta é verificando-a regularmente com um profissional de saúde.

Para um diagnóstico adequado de HAS, o médico irá utilizar uma média baseada em duas ou mais leituras obtidas em duas ou mais consultas.

Categoria da
Pressão Arterial
Sistólica mm Hg
(número superior)
  Diastólica mm Hg
(número inferior)
Normal < 120 e < 80
Elevada 120 - 129 e < 80
Hipertensão Estágio 1 130 - 139 ou 80 - 89
Hipertensão Estágio 2 > 140 ou > 90
Crise Hipertensiva
(Consulte um médico imediatamente!)
> 180 e/ou > 120
Possíveis Mudanças para Administrar a Pressão Arterial Alta

A HAS é um "assassino silencioso" sem sintomas, que danifica silenciosamente os vasos sanguíneos e leva a problemas de saúde sérios.

Embora não haja cura, o uso de medicações prescritas e a mudança de estilo de vida podem melhorar a sua saúde e reduzir o risco de doenças cardíacas, infarto, doenças renais, entre outras.

Caso haja o diagnóstico de pressão arterial alta, é preciso monitorar a pressão regularmente. Estar consciente dos números pode alertar para qualquer mudança e ajudar a detectar padrões. Rastrear os resultados, ao longo do tempo, também mostrará se as mudanças realizadas estão funcionando.

Faça mudanças significativas:

• Tenha uma alimentação balanceada, com pouco sal
  • Limite o consumo de bebidas alcoólicas
  • Realize atividades físicas regulares
  • Administre o estresse
  • Mantenha um peso saudável
  • Pare de fumar
  • Tome as medicações corretamente

Administrar a pressão arterial é um compromisso para a vida toda. Ao adotar um estilo de vida saudável, é possível diminuir o risco de ataque cardíaco, infarto, insuficiência cardíaca, danos aos rins, perda de visão e disfunção sexual.